Aprender sempre – História de gestão

O Jorge Gonçalves compartilhou conosco experiências próprias que são histórias ligadas a Lifelong learning, aprender sempre. Trouxemos um pouco desses aprendizados para você.

  • Introdução
  • 1 Ter clareza do que eu não sei
  • 2 A sua área de formação pode ser outra
  • 3 Agenda de captura
  • 4 Curadoria de conteúdo
  • 5 Entender quem são os bons
  • 6 Ser o cara que une os pontos
  • 7 Ensinar e aplicar
  • Conclusão

Introdução

O Jorge Gonçalves tinha uma empresa de equipamentos e materiais esportivos que evoluiu por 15 anos de trabalho, mas quando ele tinha 40 anos essa empresa quebrou. Ele precisou iniciar todas as suas atividades novamente.

Jorge diz que na época faltava um pouco de humildade, não estava mais buscando aprender sempre. Isso abriu a mente dele e foi importante para entender a importância de continuar estudando.

E para nos ajudar, o Jorge compartilhou 7 elementos que são fundamentais para aprender sempre, explicaremos cada um nos próximos tópicos.

1 Ter a clareza do que eu não sei

Entender que estamos em constante aprendizado, nunca vamos estar formados, pois sempre tem mais coisas para aprender.

2 A sua área de formação pode ser outra

Você não precisa estudar apenas a sua área de formação, pode estudar assuntos correlatos, conectados com a vida, tudo que pode levar a formações novas.

Você precisa de humildade, pois sabendo que não sabe tudo vai estar sempre buscando novos aprendizados.

3 Agenda de captura

Entender o seu dia e ter um momento para se dedicar ao seu desenvolvimento. Deixar um espaço no seu dia para se aprimorar. Ter como hábito aprender um pouco a cada dia. 

4 Curadoria de conteúdo

Não se contamine com as coisas ruins da mídia, atue onde você consegue fazer o bem. Vivemos em um mundo com muita informação, por isso é importante escolher os conteúdos.  O Jorge faz isso para o time da PQ7, envia conteúdos de curadoria pelo menos um por semana. 

5 Entender quem são os bons

Entender o que as pessoas já fizeram, algumas pessoas vieram para mudar o mundo. Conhecer as histórias, o que acreditam, quais são os hábitos dessas pessoas é importante para aprender novas percepções. Pratique o que seus ídolos bons praticam, seja competente para copiar os bons.

6 Ser o cara que une os pontos

Aprender um pouco de cada coisa e perceber oportunidades, entender os problemas da sociedade e das empresas que podem ser solucionados. Unir pontos para entregar para sociedade o seu melhor.

7 Ensinar e aplicar

Quando você ensina é você que aprende mais. Desde os 18 anos o Jorge tem a oportunidade de ser professor e dentro da PQ7 também ensina o que aprendeu com suas experiências. 

Conclusão

Às vezes vai ser preciso começar de novo, o importante é ter energia, se envolver com novas atividades e aprender todos os dias. 

Gostou deste artigo? Compartilhe:

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkdin
Share on pinterest
Compartilhe no Pinterest